Bem-vindo(a) à coluna Reserva de Mana do blog da Mulligan Geek Store, escrita por Diogo Mussalem S. Semanalmente, às quintas-feiras, traremos temas relacionados ao Magic: the Gathering, abordando metagame, deck techs, comunidade, e game plays.

 

Favorite o blog ou siga a página da Mulligan no Facebook para nos acompanhar!

 


 

Nesta semana, estreio a Deck Tech da coluna! Espero trazer uma visão geral de decks com ideias que fogem do usual em dado metagame. Para começarmos, nada melhor que tratar do paraíso dos brewers… Modern!

 

Vingança de Goryo

 

Se você já conhece o formato há algum tempo, vai lembrar desta mágica instantânea de duas manas. Sempre utilizada com intenção de realizar algo bem injusto no campo de batalha, a Vinganca de Goryo tem sido usada com frequência para reanimar por um turno, e com ímpeto, criaturas lendárias pequenininhas como Griselbrand e Emrakul, o Fragmento dos Eons — tempo suficiente para causarem um tremendo estrago no jogo.

 

Vindo desta linha de decks, um baralho que tem crescido em popularidade recentemente é o Esper Gifts Goryo’s Control Rock Reanimator Combo Midrange… quer dizer, vamos só chamá-lo de Esper Goryo’s Gifts. A lista abaixo é do jogador Jeff Hoogland.

 

Jogador
Aehro

 

Obzedat, Conselho Fantasma

 

Um uso mais incomum para a Vingança de Goryo tem sido aproveitar a sua interação com Obzedat, Conselho Fantasma. Explico: o próprio Obzedat vem embutido com uma medida que o impede de ser exilado “para sempre” pela Vingança, ao final do turno: sua segunda habilidade desencadeada. Do jeito que a pilha funciona no Magic, o controlador do Obzedat, após reanimá-lo com a instantânea preta, escolherá no fim do turno a ordem na qual os dois triggers de exilar o Obzedat resolverão. Pondo em primeiro lugar o trigger da Vingança, este resolverá por último, quando o Obzedat já estiver exilado pela sua própria habilidade, que garante a volta da turma do Gasparzinho na sua próxima manutenção, e assim sucessivamente.

 

Jace, Prodígio de Vryn

 

Não é só com o Obzedat que a Vingança de Goryo interage positivamente neste deck. Jace, Prodigio de Vryn é um excelente alvo para a instantânea! O quão forte é reanimar um Planeswalker? Lembre-se que você pode retornar do cemitério para o campo de batalha o seu Jace — que terá ímpeto até o fim do turno —, ativá-lo, e mantê-lo em jogo como Planeswalker. Tudo isso porque a habilidade que flipa o Jace o faz ser exilado de jogo, e ele retorna como um novo objeto, livre de suas obrigações para com o espírito vingativo Goryo.

 

Depois disso, Jace pode inclusive reutilizar a Vingança do seu cemitério. Um excelente padrão de jogo que este deck oferece é: reanimar o Jace no fim do turno do oponente, ativá-lo, descartando um Obzedat e transformando-o em Planeswalker (pontos bônus se você ainda fizer um bloqueio surpresa na criatura atacante do oponente antes de transformá-lo), e no seu turno usar a segunda habilidade do Jace dando alvo na Vingança para reanimar o Obzedat. Bem decente.

 

Dádiva RetiradaRitos de DesenterroIona, Escudo de EmeriaElesh Norn, Cenobita-Mor

 

Somando ao pacote básico do deck, esta lista ainda porta o velho conhecido “combo de uma carta só” de reanimação: conjuro Dadiva Retirada, selecionando apenas a criatura que melhor destrói os planos do oponente e o Ritos de Desenterro, de forma que ambas as cartas caiam obrigatoriamente no cemitério.

 

Isso funciona por causa da forma como é escrito o efeito de Dádiva Retirada: você pode escolher até quatro cartas, ao passo que seu oponente seleciona deste conjunto duas para rumarem ao cemitério e o resto para sua mão. Logo, selecionar somente duas deixa seu oponente sem opções. A partir daí, basta conjurar o Ritos do cemitério por causa do recapitular, reanimando seu bebê.

 

Dádiva também é uma excelente carta para ganhar o jogo de atrito de recursos contra um deck mais lento. Um exemplo de uma Dádiva "de valor" é buscar algo como Mago da Conjuracao-relampago, Vingança de Goryo, Obzedat e Jace. Não importa a escolha do seu oponente, você eventualmente terá acesso a pelo menos o Obzedat com esta escolha (e algo a mais).

 

Contra um oponente de combo, por outro exemplo, o Dádiva pode lhe ajudar com mágicas interativas: você pode buscar Capturar Pensamento, Inquisicao de Kozilek, Mago da Conjuração-relâmpago e Brutalidade Coletiva e garantir acesso a duas mágicas de descarte.

 

Empurrão FatalBrutalidade Coletiva

 

Falando no diabo, estas duas cartas são recentes adições ao arquétipo que o lançam à seara dos decks competitivos do formato (ou decks “de tier”, como muitos gostam de chamar). Empurrao Fatal oferece uma remoção de altíssimo nível e de grande eficiência, e que, junto ao Caminho para o Exilio, faz com que o deck seja bem compatível contra os baralhos de Sombra da Morte do formato.

 

Brutalidade garante mais um outlet de descarte para jogar o seu alvo de reanimação no cemitério, além de permitir enorme eficiência no early game, quando você precisa desta vantagem de tempo de efetivamente utilizar diversos efeitos relevantes por apenas duas manas.

 

Inquisição de KozilekAlmas PenadasCaminho para o ExílioVisões do Soro

 

Arredondando o deck, estas clássicas staples do formato que dificilmente vão perder popularidade, em especial devido à eficiência de mana que oferecem. Almas Penadas, inclusive, combina muito bem com o plano de autodescarte do deck.

 

Veredito SupremoEsfera de Detenção

 

Dando uma olhada no sideboard, vemos diversas opções que gritam por si só o motivo pelo qual estão lá. Com acesso à cor branca, o deck possui algumas das melhores cartas de sideboard do formato. Acho interessante pontuar, no entanto, estas duas opções um tanto incomuns no Modern atual: Veredito Supremo e Esfera de Detencao.

 

Muitos podem se perguntar, “por que não o pacote de cóleras que pode ser tutorado pela Dádiva Retirada?” A motivação é a que segue: na maioria das vezes em que você está interessado em tutorar algo como Colera de Deus, Veredito Supremo, Danacao e mais uma carta pela sua Dádiva — assim, garantindo pelo menos uma das remoções globais — tutorar por Elesh Norn, Cenobita-Mor + Ritos de Desenterro é suficiente. Por outro lado, a cláusula de inanulabilidade (essa palavra existe?) do Veredito é de suma importância contra baralhos como Grixis Sombra da Morte ou Tritões, visto que são decks que impõem grande pressão na mesa enquanto seguram o jogo com anulações.

 


 

Este parece ser um deck extremamente divertido de se jogar, e sei que eu sem nenhuma Sombra de Duvida irei experimentá-lo. Não só isso, mas é um amálgama de algumas das melhores cartas que o formato tem a oferecer, certamente o posicionando como um deck largamente competitivo no Modern.

 

Caso você também venha a experimentá-lo, só adianto que levar um Estrangulador dos Ermos no Obzedat que você tanto se esforçou para pôr em jogo é no mínimo…

 

...curioso.

 

Estrangulador dos Ermos

Vou te peguei

 

-Diogo

Mulligan Geek Store / CNPJ: 34.293.243/0001-87